Pesquisar

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atividades em grupo

Subtema: Constituição, Interações e Transformações dos Materiais (9ºano – 1º Bim.)
Consulte o currículo de Ciências do Estado de São Paulo.
Identifique as habilidades e competências relacionadas ao subtema selecionado para o seu grupo.

Competências e habilidades
·        
I     - Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação com forças mecânicas e a luz.
·         - Identificar fatores que influem nos resultados da interação de materiais com forças mecânicas e a luz.
·        -  Reconhecer que as características  observáveis dos materiais são resultados de interações, e não estão” incorporadas” a eles.



Aponte as habilidades relacionadas às competências  leitora e escritora.

Leitora
·         
I    - Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz.
·       -  Comparar substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de dados.
·       -  Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações.
·       -  Reconhecer limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
·         Interpretar texto sobre experimento histórico.

Escritora
·        
            - Reconhecer a natureza corpuscular da matéria, propondo explicações para o comportamento dos materiais, com base em modelos interpretativos simples.
·        - Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano.
·        - Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano.

Em que outro momento este tema é apresentado no currículo?
·         Ciências e tecnologia, 6º ano 2º e 3º bimestres, 7º ano 3º bimestre e 8º ano 4º bimestre.



                                                ETAPAS DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM                    

·         Sondagem: conhecimento prévio do aluno

·         Problematização: recursos - música  e experimento.

·         Contextualização do conhecimento cientifico pelo estabelecimento de relações entre a realidade do aluno (cotidiano imediato), problemas ambientais, sociais, políticos, econômicos, industriais (cotidiano social) e os conteúdos da Química.

·         Busca de dados de forma diversificada apresentada através da música.

·         Aprendizagem significativa e evolução conceitual através do experimento possa permitir ao aluno testar e aprimorar suas idéias, construindo o seu próprio conhecimento.

·         Sistematização do conhecimento o experimento e a musica escolhido permita explorar vários conceito relacionados ao tema – Interação e Transformação da matéria “e proporcionar situações em que o aluno pode reconhecer uma ligação química em seu cotidiano.

·         Aplicação do conhecimento em situações nova – aplicações do conhecimentos da Química em situação-problema do cotidiano do aluno, levando-o a tomadas de decisões condizentes com a proposta de formação de um cidadão critico e participativo na sociedade.

AVALIAÇÃO

                      Avaliação da Aprendizagem em Processo:

- pesquisa;
- leitura e interpretação de texto;
- experimentos " hipóteses e relatórios"
- avaliações " internas e externas";
- seminários.






terça-feira, 24 de setembro de 2013

A primavera... amo muito S2

O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.
A temperatura durante a primavera é bastante agradável. No entanto, é importante ressaltar que essas estações são bem definidas apenas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre Círculo Polar Antártico e o Tropico de Capricórnio).

quinta-feira, 19 de setembro de 2013



DEPOIMENTO ...  PROFESSORA JAQUELINE


Minha experiência com a leitura e a escrita se consolidou no ensino básico. Tenho 6 irmãos e minha mãe sempre trabalhou em casa para ajudar meu pai, então passava a maior parte do tempo com meus irmãos, minha brincadeira preferida era lecionar, meus irmãos mais novos era meus alunos, e não poderia deixar de mencionar a minha professora Roseli da 4º série , foi onde que surgiu o despertar para a educação...
Com o passar do tempo, ler se tornou uma parte importante de mim, e hoje vejo a leitura e a escrita como ferramentas fundamentais para expressar o que sinto, meus anseios, angústias, alegrias e tantas outras coisas.
Ao me tornar professora tive a oportunidade de "contagiar" meus alunos com o gosto pela leitura, hoje eles sempre que podem vêm me mostrar o que estão lendo e fico muito feliz quando ouço deles: "Professora, como eu sei que você gosta de ler trouxe esse livro sobre o corpo humano é muito legal". É como se costuma dizer "o exemplo convence mais que palavras". Quando mostramos o gosto pela leitura, certamente transferimos isso aos nossos alunos e de alguma forma isso despertará o interesse deles também.




quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A INTERAÇÃO ENTRE MATÉRIA E ENERGIA

"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" .

A interação entre matéria e energia é muito complexa e nos leva a questionar sobre se na natureza uma prevalece sobre a outra, considerando a proporção quantitativa entre matéria/energia. Ora, existem muito mais fótons (partículas de luz) do que bárions (partículas de matéria, formadores do núcleo dos átomos), se considerarmos energia radiante, mas temos que levar em conta também a energia cinética de cada partícula de matéria.

Para falar de proporção quantitativa, entretanto, não devemos esquecer que E=mc2.

Estado inicial do Big Bang:

Imediatamente após o Big Bang, o Universo era dominado por matéria. As energias eram altíssimas, sim, mas por causa da temperatura e pressão elevadas. Tão elevadas, de fato, que a energia radiante não conseguia se desacoplar da matéria - foi preciso que o Universo se expandisse um bocado e esfriasse para que a energia radiante pudesse se desacoplar.

O Universo esfriou um bocado, o plasma de quark-glúon passou por várias transições de fase para formar os bárions, para a luz se desacoplar, para os primeiros núcleos atômicos surgirem - tudo isso porque a densidade de energia diminuía enquanto o Universo se expandia.

A indagação sobre a necessidade de uma quantidade maior de energia pura para se converter em matéria em relação à quantidade de matéria para se converter em energia conduz a um questionamento: se a proporção de matéria em relação à energia descreve com o passar do tempo e com as transmutações de modo que haja gradativamente mais energia dispersa do que concentrações específicas de massa. No entanto, comparado com a época da bariogênese e da nucleossíntese a razão entre massa e energia hoje é muito estável.

A VIDA

A evolução do universo e da vida são coisas totalmente separadas. A evolução biológica é compatível tanto com big-bang, quanto com universo estacionário, quanto com várias outras coisas que se propusesse, desde que cientificamente aceitáveis e que não tivessem grandes implicações para a idade da Terra e a as condições gerais do sistema solar.

A quantidade de massa nos organismos no decorrer da evolução nada tem a ver com a quantidade de massa no universo, e nem nada a ver com E=mc2. Um organismo mais massivo não tem absolutamente nada a ver com a transformação de energia em massa nesse sentido, da mesma forma que edificações menores e em menor quantidade nos primórdios da sociedade humana não implicam em uma proporção diferente de matéria e energia na Terra com relação à atualidade, com grandes metrópoles e arranha-céus.

Imagine duas células que se fundem e formam uma única célula. Essa passam a se dividir constantemente, até formar um organismos com tecidos diferenciados. Isso é contra a proporção da matéria?! Não, pois não falamos de um sistema fechado, e sim de um sistema semi-aberto. O exemplo em questão é um organismo com reprodução sexuada, ou seja, todos nós que se originamos de células com massa desprezível!

Matéria é constantemente criada a troco de nada.A medida que o Universo se expande, ele retira energia do campo gravitacional para criar mais matéria.Quando o Universo dobra de tamanho,tanto a energia da matéria quanto a energia gravitacional dobram.Mas acontece que a energia potencial gravitacional de um campo gravitacional é uma energia negativa e a energia da matéria é positiva, de forma que elas se anulam e a soma de energia total do Universo sempre é zero.Mas à medida que avançamos no tempo, as partículas de matéria e radiação perdem (transferem) energia para a gravidade.O campo de inflaton ganha energia a partir da gravidade e utiliza dessa energia para isso faz expandir o cosmo.

Organismos são sistemas abertos e estão constantemente adquirindo matéria e energia do ambiente, e a fonte última disso tudo é a energia solar...Não é surpresa o fato de que a partir de organismos extremamente simples e de massa desprezível, terem surgido organismos altamente complexos e massivos como o do ser humano. Se um tomateiro adulto, por exemplo, tem mais energia utilizável que a semente que a originou, porque o mesmo não poderia acontecer com a próxima geração de tomateiros?

Podemos dizer então que os mecanismos que governam a Evolução são completamente distintos da taxa de transformação de energia em matéria.

ADENDOS:

Recordar é viver... Outro dia tive que explicar e provar para um colega que um prego era mais DENSO que um navio transatlântico.

É VERDADE!!!

Parece impossível , mas mais de 80 por cento das pessoas no planeta NÃO SABEM DISSO!

Nestes termos! Me senti estranho estando entre os menos de vinte por cento de privilegiados da população mundial que sabem que um prego é mais denso que um navio transatlântico, porque é claro, estudei Química no antigo ginásio (primeiro grau). O prego é mais denso que o navio, grandes coisas! Tanto é que o prego afunda e o navio não, mesmo porque este último tem mais ar no espaço que ocupa!

O QUE É A FALTA DE ESTUDO!

Para que um corpo flutue na água é necessário que a relação entre sua massa e o volume ocupado pelo corpo, isto é, sua densidade, seja menor que 1g/ cm3, que é a densidade da água no estado líquido.
Conclusão: Os materiais que flutuam na água são menos densos que a água e os que afundam são mais densos.

Se colocarmos um prego em água, este afundará, mas como um navio feito de ferro, flutua na água ?

Isto ocorre porque a densidade do prego é maior que a da água e que a do navio. O navio tem grande volume, mas a maior parte deste volume é ocupado pelo ar, cuja massa é muito pequena, por isso a densidade do navio é menor que a do prego. Se substituirmos o espaço ocupado pelo ar por água, o navio afundará, porque a massa aumentará e ficara mais denso que a água.
A água exerce uma força vertical de baixo para cima sobre o navio que é chamada de empuxo.

* Empuxo: Todo corpo imerso total ou parcialmente em um líquido, recebe uma força vertical, de baixo para cima, igual ao peso da porção de líquido deslocada pelo corpo


O QUE É A FALTA DE ESTUDO! Quantos habitantes do planeta NÃO tiveram a oportunidade em sua infância de aprender conceitos tão BÁSICOS como os que estudamos em Química do primeiro grau...

OU VOCÊ NÃO SE LEMBRA QUE:


Tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa é matéria.

Inércia é a propriedade da matéria de resistir a qualquer variação de seu estado de repouso ou de movimento

Corpos que apresentam maior inércia são aqueles que apresentam maior massa.

Peso é a força de atração gravitacional que a Terra exerce sobre um corpo.

Peso e massa de um corpo não são a mesma coisa, o peso de um corpo depende do valor local da aceleração da gravidade e a massa é a quantidade de matéria, além de ser uma propriedade exclusiva do corpo, não depende do local onde é medida.

Peso e massa estão relacionados entre si, o peso de um corpo é proporcional a sua massa.

p = mg

O peso é medido em Newton, e no espaço seria zero, pois a gravidade é zero.

Impenetrabilidade: dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo
A densidade de um corpo depende da quantidade de massa e do volume ocupado por este.
Se você comparar 1 kg de chumbo e 1kg de algodão, apesar das massas serem iguais, perceberá que o volume ocupado pelo algodão é muito maior porque a densidade do algodão é muito menor.
A densidade de um corpo é a relação entre a massa (m) e o volume (V) ocupado pelo corpo.
d = mV

A massa das substâncias geralmente é medida em gramas e o volume em cm3.

O ponto de fusão e a densidade identificam uma substância.



domingo, 8 de setembro de 2013

LIGAÇÕES INTERMOLECULARES / INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
Os sólidos iônicos estão unidos por causa da forte atração entre seus íons cátions e seus íons ânions. A maioria dos metais são sólidos a temperatura ambiente por causa da ligação metálica.
As substâncias que tem ligações covalentes podem ser, em temperatura ambiente, sólida, liquida ou gasosa. Isto mostra que as interações entre estas moléculas podem ser maiores ou menores.
Existem três tipos de interações intermoleculares. Elas servem somente para as substâncias que possuem ligações covalentes. São elas:
- Pontes de Hidrogênio ou Ligações de Hidrogênio;
- Forças dipolo-dipolo, dipolo-permanente ou dipolar;
- Forças de London, Forças de Van der Waals ou dipolo-induzido.
Pontes de Hidrogênio
Esta interação intermolecular pode ser chamada também de Ligações de Hidrogênio. É realizada sempre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio.

    Flúor
H  +  Oxigênio
Nitrogênio

É característico em moléculas polares. Podem ser encontrados no estado sólido e liquido.
É a ligação mais forte de todas, devida à alta eletropositividade do hidrogênio e à alta eletronegatividade do flúor, oxigênio e nitrogênio. De um lado, um átomo muito positivo e do outro, um átomo muito negativo. Isto faz com que a atração entre estes átomos seja muito forte. Por isso, em geral são sólidos ou líquidos.
Exemplos:
H2O, HF, NH3
Uma conseqüência das pontes de hidrogênio que existem na água é a sua elevada tensão superficial. As moléculas que estão no interior do líquido atraem e são atraídas por todas as moléculas vizinhas, de tal modo que as essas forças se equilibram. Já as moléculas da superfície só são atraídas pelas moléculas de baixo e dos lados. Consequentemente, essas moléculas se atraem mais fortemente e criam uma película parecida com uma película elástica na superfície da água. Este fenômeno ocorre com todos os líquidos, mas com a água, acontece mais intensamente. A tensão superficial explica alguns fenômenos, como por exemplo, o fato de alguns insetos caminharem sobre a água e a forma esférica das gotas de água.
Dipolo-Dipolo
Esta interação intermolecular pode ser chamada também de dipolo-permanente ou dipolar.
Ocorre em polares. É menos intensa que as pontes de hidrogênio.
Quando a molécula é polar, há de um lado um átomo mais eletropositivo e do outro, um átomo mais eletronegativo.
Estabelece-se de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molécula se oriente na direção da extremidade positiva do dipolo de outra molécula.
Assim:
Exemplos:
HCl, HBr, HI
Forças de London
Esta interação intermolecular pode ser chamada também de dipolo-induzido ou Forças de Van der Waals.
É a interação mais fraca de todas e ocorre em moléculas apolares. Neste caso, não há atração elétrica entre estas moléculas. Deveriam permanecer sempre isolados e é o que realmente acontece porque, em temperatura ambiente, estão no estado gasoso.
São cerca de dez vezes mais fracas que as ligações dipolo-dipolo.
A molécula mesmo sendo apolar, possui muitos elétrons, que se movimentam rapidamente. Pode acontecer, em um dado momento, de uma molécula estar com mais elétrons de um lado do que do outro. Esta molécula estará, portanto, momentaneamente polarizada e por indução elétrica, ira provocar a polarização de uma molécula vizinha (dipolo induzido), resultando uma fraca atração entre ambas. Esta atração é a Força de London.
Exemplos:
Cl2, CO2, H2
Quadro-Resumo das propriedades físicas e os tipos de ligações:
Tipo de substância
Metálica
Iônica
Covalente polar
Covalente apolar
Partícula
Átomos e cátions
Íons
moléculas
Moléculas
Atração entre as partículas
Por “elétrons livres”
Atração eletrostática
Pontes de hidrogênio ou dipolo-dipolo

Van der Waals
Estado físico
Sólido (exceto Hg)
Sólido
Líquido
Gasoso
PF e PE
Alto
Alto
Baixo
Muito baixo
Condutividade elétrica
Alta (sólidos e líquidos), sem atração da substância
Alta (fundidos ou em solução)
Praticamente nula quando pura. Condutora quando em solução

Nula
Solubilidade em solventes comuns

Insolúvel
Solúvel em solvente polar
Solúvel em solvente polar
Solúvel em solvente apolar
Dureza
Dura, mas maleável e dúctil
Dura, porém quebradiça

-

-
Geralmente, usa-se a regra que semelhante dissolve semelhante. Isto quer dizer que solvente polar dissolve substância polar e que solvente apolar dissolve substância apolar. Mas nem sempre esta regra está correta. A água, por exemplo, é uma substância polar e pode dissolver o álcool etílico, que é apolar.

2º A e B Atividades Avaliatórias 


1-Dadas as substâncias:
1.      CH4
2.      SO2
3.      H2O
4.      Cl2
5.      HCl
A que apresenta o maior ponto de ebulição é:
a)      1
b)      2
c)      3
d)     4
e)     5

2-(ABC) Entre as moléculas abaixo, a que forma pontes de hidrogênio entre suas moléculas é:
 
a) CH4                                                                
b) CH3 - CH2 - OH                                          
c) CH3 - O - CH3
d) C2H6
e) N(CH3)3

3-(UBERLÂNDIA) Identifique a substância que deve possuir maior ponto de ebulição, entre as apresentadas abaixo:

a) Cl2                                                                          
b) C2H6                                                                       
c) H3C - CH2 - CH2 - COOH
d) H2C = CH - CH3 
e) H3C - CH2 - CH2 - CH3



Evolução humana

Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a idéia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.
Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas.
Após abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 – 1882) decidiu dedicar-se às pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedição de cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britânica.
Em 1836, de volta  à Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espécimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, além de uma enorme quantidade de anotações. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.
A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a idéia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.
No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoço curto e pescoço longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa característica favorável aos descendentes. A seleção natural nada mais é, portanto, do que o resultado da transmissão hereditária dos caracteres que melhor adaptam uma espécie ao meio ambiente. [...]
A idéia seleção natural não encontrou muita resistência, pois explicava a extinção de animais como os dinossauros, dos quais já haviam sido encontrados muitos vestígios. O que causou grande indignação, tanto nos meios religiosos quanto nos científicos, foi a afirmação de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera há milhões de anos. Logo, porém surgiria a comprovação dessa teoria, à medida que os pesquisadores  descobriam esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.

3º A e B Atividades Avaliatórias

1-Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
A – O Urso Polar é BRANCO porque vive na NEVE!
B – O Urso Polar vive na NEVE porque é BRANCO!
As afirmações A e B podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e Darwin.
b) Pasteur e Lamarck.
c) Pasteur e Darwin.
d) Darwin e Wallace.
e) Wallace e Darwin.

2-(UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele humana.

“A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”

“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.”                                           (Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).

Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes idéias:

a) da Teoria Sintética da Evolução.

b) darwinistas.

c) neodarwinistas.

d) lamarckistas.

e) sobre especiação.

3-“O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.”
A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:
a) Teoria de Lamarck
b) Teoria de Malthus
c) Teoria de Wallace
d) Teoria de Darwin
e) Teoria de Mendel



sábado, 7 de setembro de 2013

DNA

A molécula de DNA é composta por uma fita dupla de nucleotídeos. Existem quatro subunidades de nucleotídeos, e as duas cadeias unem-se através de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos.
As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais gruposfosfato e a uma base nitrogenada.
O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são:adenina, citosina, guanina e timina.
A cadeia possui duas extremidades, denominadas extremidade 3’ e extremidade 5’. A extremidade 3’ possui um hidroxil e a extremidade 5’, um fosfato.
As bases nitrogenadas estão no interior da hélice, ligadas por pontes de hidrogênio. As bases nitrogenadas citosina e timina são chamadas de Pirimidinas, e as bases adenina e guanina, chamadas de Purinas.

  2º A e B  Atividades Avaliatória de Bilogia

1- Numa molécula de DNA, a quantidade de...

A) adenina mais timina é igual à de citosina mais guanina.
B) citosina mais uracilo é igual à de timina mais adenina.
C) uracilo mais adenina é igual à de citosina mais guanina.
D) guanina mais timina é igual à de citosina mais uracilo.
E) adenina mais citosina é igual à de guanina mais timina.

2- A molécula de DNA é constituída por:

A) uma cadeia de polipéptidos unidos por pontes de hidrogênio.
B) duas cadeias de polipéptidos formando uma dupla hélice.
C) uma cadeia de nucleótidos que tem a capacidade de se replicar.
D) duas cadeias de nucleótidos unidas por pontes de hidrogênio.
E) duas cadeias de bases azotadas unidas por polipéptidos.

3-(UFSM-RS) Numere a 2ª. Coluna de acordo com a 1ª. 

Coluna 1
1 – DNA
2 – RNA

Coluna 2
(   ) Dupla hélice
(   ) Ribose
(   ) Fita única ou simples
(   ) Desoxirribose
(   ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina
(   ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, uracila.

A seqüência correta é:
a) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1
b) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2
c) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2
d) 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2
e) 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1

                                                     BOA SORTE !!! Professora Jaqueline...






Métodos Contraceptivos

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, eles também protegem de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.
Dentre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade da pessoa, a frequência com que mantém as relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde, etc.
É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.
Dentre os métodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários,são aqueles que ao deixarem de ser utilizados, permitirão uma gravidez. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.



1º A, B e C Atividades Avaliatória de Biologia 



1- Associe o nome do método à sua descrição:

2- Sobre os métodos contraceptivos, marque com V ou F as afirmativas abaixo:
A- (  ) A camisinha, além de prevenir uma gravidez não planejada, protege o casal de todas as doenças sexualmente transmissíveis.
B - (  ) Coito interrompido é o método de contracepção que consiste na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação, a fim de impedir a deposição de sêmen no interior da mesma.   
C - (  ) Qualquer mulher pode utilizar o método da tabelinha para evitar a concepção, sendo bastante eficaz quanto a este objetivo.
D - (  ) A laqueadura, em alguns casos, pode ser revertida.
E- (  ) pílulas anticoncepcionais, além de prevenir a gravidez, são também utilizadas no tratamento de acnes, endometriose, cólica e síndrome dos ovários policísticos.



3-Nomeie cada uma das imagens:




                                                         BOA SORTE!!!   Professora Jaqueline.....


Substâncias simples: são aquelas cujas moléculas são formadas apenas por um único tipo de elemento químico.

Os átomos dos elementos podem vir na forma isolada, sendo substâncias monoatômicas, ou formando moléculas diatômicas e triatômicas.

Exemplos:

Monoatômicas: é o caso do gás hélio (He), um gás nobre que aparece isolado na natureza, e também do ferro (Fe) e do alumínio (Al), que são metais. Veja o texto Ligação Metálica para entender como os átomos desses elementos permanecem unidos;
Diatômicas: o gás oxigênio presente no ar atmosférico é constituído por moléculas formadas cada uma por dois átomos de oxigênio, O2, e as moléculas de gás hidrogênio são formadas por dois átomos de hidrogênio, H2;
Triatômicas: o ozônio é formado por três átomos de oxigênio, O3.


Substâncias compostas: são aquelas cujas moléculas, ou aglomerados iônicos, são formados por dois ou mais elementos químicos ou íons.

A água, o álcool e o cloreto de sódio, mencionados anteriormente, são todos classificados como substâncias compostas ou compostos químicos, pois eles são formados por diferentes elementos (hidrogênio, oxigênio, carbono, sódio e cloro).

Outros exemplos: dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), metano (CH4) e amônia (NH3).

As substâncias compostas podem ser decompostas em substâncias simples. Por exemplo, ao passarmos uma corrente elétrica sobre o cloreto de sódio fundido, ocorrerá uma reação de oxirredução que dará origem a duas substâncias simples, o sódio metálico (Na(s)) e o gás cloro (Cl2(g)). Esse processo é conhecido como Eletrólise Ígnea do Cloreto de Sódio.




1º A, B e C Atividade Avaliatória de Química


1) Classifique em simples ou compostas as seguintes substancias:?

a) cloro (Cl)
b) gás carbônico (CO2)
c) ácido nítrico (HNO3)
d) enxofre (S)
e) sacarose (C12H22O11)
f)  magnésio (Mg)
g) ácido sulfúrico (H2SO4)
h) glicose (C6H12O6)
i) nitrogênio (N2)
j) hélio (He)
l) ferro (Fe)

2) Assinale a opção que representa apenas substancias simples:
a) H2, Cl2, CH4
b) MgCl2, H2O, H2O2, CCl4
c)Na2O, NaCl, H2, O2
d) CCl4, H2O, Cl2, hcL
e) H2, Cl2, O2, N2.


                                                   BOA SORTE!! Professora Jaqueline...



                    
Visão 




visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta.
Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares, e são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo fibroso chamado de esclerótica. Na esclerótica estão inseridos os músculos que movem os globos oculares; além disso, ela apresenta, na parte anterior do olho, uma área transparente com maior curvatura, chamada de córnea. Entre a córnea e o cristalino encontramos um líquido fluido que preenche a câmara anterior do olho, chamado de humor aquoso.
Logo abaixo da esclerótica encontramos a coroide, uma película dotada de vasos sanguíneos e melanina que tem a função de nutrir e absorver a luz que chega à retina. Na parte anterior da coroide localiza-se a íris, estrutura muscular de cor variável. Na íris há um orifício central que chamamos de pupila. É por esse orifício que há a entrada da luz no globo ocular. A íris é a responsável por regular a quantidade de luz que entra no olho.
Observe que quando estamos em um ambiente mal iluminado, o orifício da pupila aumenta e permite a entrada de maior quantidade de luz. Quando estamos em locais muito claros, o orifício da pupila diminui, de forma a não nos ofuscar, e não deixar que a luminosidade em excesso prejudique as células da retina.
O cristalino se situa atrás da íris e é uma lente biconvexa que orienta a passagem de luz até a retina. Está cercado por fluidos na parte anterior e posterior. Na parte anterior, há uma câmara preenchida pelo humor aquoso, enquanto que na parte posterior, há uma câmara preenchida com um líquido viscoso e transparente chamado de humor vítreo. Com a chegada da idade, o cristalino pode perder a sua transparência normal, dificultando a visão – é o que chamamos de catarata.
A retina é uma membrana mais interna e se encontra abaixo da coroide. Ela possui dois tipos de células fotossensíveis, os cones e os bastonetes.
Os bastonetes são células extremamente sensíveis à luz, sendo muito importantes em situações de pouca luminosidade. Essas células são encontradas em grandes quantidades na retina dos animais com hábitos noturnos.
Os cones são as células capazes de distinguir as cores. Eles são menos sensíveis à luz e fornecem uma imagem mais nítida, rica em detalhes. No olho humano encontramos três tipos de cones: um que se excita com a luz vermelha, outro que se excita com a luz verde, e o terceiro que se excita com a luz azul.
Na retina existem duas regiões: uma chamada de fóvea e outra chamada de ponto cego. A fóvea se situa no local onde a imagem do objeto é projetada, e nessa região encontramos apenas cones, o que maximiza a qualidade visual. Na região do ponto cego não encontramos cones nem bastonetes. O ponto cego se encontra no fundo do olho e é insensível à luz.
Algumas pessoas apresentam problemas de visão, como miopia, hipermetropia, vista cansada e astigmatismo. Todos esses problemas ocorrem em razão da incapacidade do olho de focalizar as imagens sobre a retina. Outros problemas que podem acometer os olhos são glaucoma, catarata, daltonismo e conjuntivite.



9º A e B  Atividade Avaliatória de Ciências

1-Observe a anatomia do olho e marque a alternativa correta.
a)      I. Córnea; II. Íris; III. Cristalino; IV. Nervo óptico; V. Retina;
b)      I. Retina; II. Cristalino; III. Nervo óptico IV. Íris; V. Córnea;
c)       I. Córnea; II. Retina; III. Cristalino; IV. Nervo óptico; V. Íris;
d)      I. Cristalino; II. Íris; III. Nevo óptico; IV. Córnea; V. Retina;
e)      I. Córnea; II. Cristalino; III. Íris; IV. Nervo óptico; V. Retina.

2-(FURRN) Quando o eixo ântero-posterior do olho é alongado, a imagem forma-se antes da retina. Essa anomalia do aparelho da visão é conhecida como:
a)      Presbiopia
b)      Hipermetropia
c)       Miopia
d)      Astigmatismo
e)      Estrabismo

3-(Osec-SP) Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da(o):
a)      Retina;
b)      Córnea;
c)       Íris;
d)      Pupila;
e)      Cristalino.
                                                                   BOA SORTE... PROFESSORA JAQUELINE