Pesquisar

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atividades em grupo

Subtema: Constituição, Interações e Transformações dos Materiais (9ºano – 1º Bim.)
Consulte o currículo de Ciências do Estado de São Paulo.
Identifique as habilidades e competências relacionadas ao subtema selecionado para o seu grupo.

Competências e habilidades
·        
I     - Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação com forças mecânicas e a luz.
·         - Identificar fatores que influem nos resultados da interação de materiais com forças mecânicas e a luz.
·        -  Reconhecer que as características  observáveis dos materiais são resultados de interações, e não estão” incorporadas” a eles.



Aponte as habilidades relacionadas às competências  leitora e escritora.

Leitora
·         
I    - Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz.
·       -  Comparar substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de dados.
·       -  Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações.
·       -  Reconhecer limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
·         Interpretar texto sobre experimento histórico.

Escritora
·        
            - Reconhecer a natureza corpuscular da matéria, propondo explicações para o comportamento dos materiais, com base em modelos interpretativos simples.
·        - Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano.
·        - Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano.

Em que outro momento este tema é apresentado no currículo?
·         Ciências e tecnologia, 6º ano 2º e 3º bimestres, 7º ano 3º bimestre e 8º ano 4º bimestre.



                                                ETAPAS DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM                    

·         Sondagem: conhecimento prévio do aluno

·         Problematização: recursos - música  e experimento.

·         Contextualização do conhecimento cientifico pelo estabelecimento de relações entre a realidade do aluno (cotidiano imediato), problemas ambientais, sociais, políticos, econômicos, industriais (cotidiano social) e os conteúdos da Química.

·         Busca de dados de forma diversificada apresentada através da música.

·         Aprendizagem significativa e evolução conceitual através do experimento possa permitir ao aluno testar e aprimorar suas idéias, construindo o seu próprio conhecimento.

·         Sistematização do conhecimento o experimento e a musica escolhido permita explorar vários conceito relacionados ao tema – Interação e Transformação da matéria “e proporcionar situações em que o aluno pode reconhecer uma ligação química em seu cotidiano.

·         Aplicação do conhecimento em situações nova – aplicações do conhecimentos da Química em situação-problema do cotidiano do aluno, levando-o a tomadas de decisões condizentes com a proposta de formação de um cidadão critico e participativo na sociedade.

AVALIAÇÃO

                      Avaliação da Aprendizagem em Processo:

- pesquisa;
- leitura e interpretação de texto;
- experimentos " hipóteses e relatórios"
- avaliações " internas e externas";
- seminários.






Nenhum comentário:

Postar um comentário