Atividades em grupo
Subtema: Constituição, Interações e Transformações dos Materiais (9ºano – 1º Bim.)
Consulte o currículo de Ciências do Estado de São Paulo.
Identifique as habilidades e competências relacionadas ao subtema selecionado para o seu grupo.
Competências e habilidades
·
I - Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação com forças mecânicas e a luz.
· - Identificar fatores que influem nos resultados da interação de materiais com forças mecânicas e a luz.
· - Reconhecer que as características observáveis dos materiais são resultados de interações, e não estão” incorporadas” a eles.
Aponte as habilidades relacionadas às competências leitora e escritora.
Leitora
·
I - Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz.
· - Comparar substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de dados.
· - Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações.
· - Reconhecer limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
· Interpretar texto sobre experimento histórico.
Escritora
·
- Reconhecer a natureza corpuscular da matéria, propondo explicações para o comportamento dos materiais, com base em modelos interpretativos simples.
· - Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano.
· - Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano.
Em que outro momento este tema é apresentado no currículo?
· Ciências e tecnologia, 6º ano 2º e 3º bimestres, 7º ano 3º bimestre e 8º ano 4º bimestre.
ETAPAS DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
· Sondagem: conhecimento prévio do aluno
· Problematização: recursos - música e experimento.
· Contextualização do conhecimento cientifico pelo estabelecimento de relações entre a realidade do aluno (cotidiano imediato), problemas ambientais, sociais, políticos, econômicos, industriais (cotidiano social) e os conteúdos da Química.
· Busca de dados de forma diversificada apresentada através da música.
· Aprendizagem significativa e evolução conceitual através do experimento possa permitir ao aluno testar e aprimorar suas idéias, construindo o seu próprio conhecimento.
· Sistematização do conhecimento o experimento e a musica escolhido permita explorar vários conceito relacionados ao tema – Interação e Transformação da matéria “e proporcionar situações em que o aluno pode reconhecer uma ligação química em seu cotidiano.
· Aplicação do conhecimento em situações nova – aplicações do conhecimentos da Química em situação-problema do cotidiano do aluno, levando-o a tomadas de decisões condizentes com a proposta de formação de um cidadão critico e participativo na sociedade.
AVALIAÇÃO
Avaliação da Aprendizagem em Processo:
- pesquisa;
- leitura e interpretação de texto;
- experimentos " hipóteses e relatórios"
- avaliações " internas e externas";
- seminários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário