Ciências da Natureza 30.09.2013
Atividades em
grupo
Subtema: Constituição, Interações e Transformações dos Materiais
(9ºano – 1 Bim.)
Consulte o currículo de Ciências do Estado de São Paulo.
Identifique as habilidades e competências relacionadas ao
subtema selecionado para o seu grupo.
Competências e habilidades
·
Identificar comportamentos diferenciados de
materiais resultantes da interação com forças mecânicas e a luz.
·
Identificar fatores que influem nos resultados
da interação de materiais com forças mecânicas e a luz.
·
Reconhecer que as características observáveis dos materiais são resultados de
interações, e não estão” incorporadas” a eles.
Aponte as habilidades relacionadas às competências leitora e escritora.
Leitora
·
Identificar comportamentos diferenciados de
materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz.
·
Comparar substâncias químicas e misturas de
substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de
dados.
·
Identificar evidências diretas e indiretas da
ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações.
·
Reconhecer limitações do modelo de partículas
para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.
·
Interpretar texto sobre experimento histórico.
Escritora
·
Reconhecer a natureza corpuscular da matéria,
propondo explicações para o comportamento dos materiais, com base em modelos
interpretativos simples.
·
Descrever transformações químicas que ocorrem no
cotidiano.
·
Relacionar observações feitas experimentalmente
com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que
ocorrem no cotidiano.
Em que outro momento este tema é apresentado no currículo?
·
Ciências e tecnologia, 6º ano 2º e 3º bimestres,
7º ano 3º bimestre e 8º ano 4º bimestre.
6º ano 2º bimestres
·
Reconhecer usos de diferentes materiais no
cotidiano e no sistema produtivo, com base em texto e ilustrações. ( Leitora)
·
Elaborar argumentos consistentes para debater e
enfrentar situações-problema relativas ao uso do álcool como combustível.
(Escritora)
3º bimestres
·
Ler e interpretar textos científicos ou notícias
sobre poluição do ar ou do solo. ( Leitora
e Escritora)
·
Identificar características da agricultura
convencional e da orgânica, ressaltando as vantagens de cada uma dessas
modalidades em relação à preservação ambiental, à saúde humana e ao atendimento
à demanda por alimentos. ( Leitora)
7º ano 3º bimestres
·
Identificar e descrever a participação de
microrganismos na fabricação de determinados alimentos
(pão,queijos,leite,iogurte, etc.), com base na leitura de textos. . (Escritora)
·
Identificar e descrever a participação de
microrganismos na conservação\deterioração de determinados alimentos(carne,
leite, iogurte, etc.)com base na leitura de textos ou em análises de resultados
de experimentação. . (Escritora)
·
Reconhecer a etiologia e a profilaxia do
botulismo a partir da leitura de textos ou ilustração do processo de transmissão.
(Escritora)
·
Identificar e descrever as fases principais nos
processo de esterilização do leite e as transformações químicas para a obtenção
de seus derivados. (Escritora)
·
Ler e interpretar gráficos sobre a ocorrência e
a distribuição de acidentes de derramamento de petróleo.( Leitora)
·
Identificar e descrever prejuízos ambientais e
para a saúde coletiva causados episódios de derramamento de petróleo a partir
da leitura de texto e\ou ilustração. (Leitora)
8º ano 1º bimestres
·
Identificar comportamentos diferentes de
materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz. (Leitora)
·
Reconhecer a natureza corpuscular da matéria,
propondo explicação simples. (escritora)
·
Comparar substâncias químicas e misturas de
substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de dados.
(Leitora)
·
Identificar evidências diretas e indiretas da
ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações. (Leitora)
·
Descrever transformações químicas que ocorrem no
cotidiano. (escritora)
·
Relacionar observações feitas experimentalmente
com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que
ocorrem no cotidiano. (escritora)
·
Reconhecer limitações do modelo de partículas
para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica. (Leitora)
·
Interpretar texto sobre experimentos histórico. (Leitora)
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