Pesquisar

quinta-feira, 5 de setembro de 2013


                                                                      Ciências da Natureza                                    30.09.2013

Atividades em grupo

Subtema: Constituição, Interações e Transformações dos Materiais (9ºano – 1 Bim.)

Consulte o currículo de Ciências do Estado de São Paulo.

Identifique as habilidades e competências relacionadas ao subtema selecionado para o seu grupo.

Competências e habilidades

·         Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação com forças mecânicas e a luz.

·         Identificar fatores que influem nos resultados da interação de materiais com forças mecânicas e a luz.

·         Reconhecer que as características  observáveis dos materiais são resultados de interações, e não estão” incorporadas” a eles.

Aponte as habilidades relacionadas às competências  leitora e escritora.

Leitora

·         Identificar comportamentos diferenciados de materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz.

·         Comparar substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de dados.

·         Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações.

·         Reconhecer limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica.

·         Interpretar texto sobre experimento histórico.

Escritora

·         Reconhecer a natureza corpuscular da matéria, propondo explicações para o comportamento dos materiais, com base em modelos interpretativos simples.

·         Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano.

·         Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano.

 

Em que outro momento este tema é apresentado no currículo?

·         Ciências e tecnologia, 6º ano 2º e 3º bimestres, 7º ano 3º bimestre e 8º ano 4º bimestre.

 

6º ano 2º bimestres

·         Reconhecer usos de diferentes materiais no cotidiano e no sistema produtivo, com base em texto e ilustrações. ( Leitora)

·         Elaborar argumentos consistentes para debater e enfrentar situações-problema relativas ao uso do álcool como combustível. (Escritora)

3º bimestres

·         Ler e interpretar textos científicos ou notícias sobre poluição do ar ou do solo. ( Leitora  e Escritora)

·         Identificar características da agricultura convencional e da orgânica, ressaltando as vantagens de cada uma dessas modalidades em relação à preservação ambiental, à saúde humana e ao atendimento à demanda por alimentos. ( Leitora)

 

7º ano 3º bimestres

·         Identificar e descrever a participação de microrganismos na fabricação de determinados alimentos (pão,queijos,leite,iogurte, etc.), com base na leitura de textos. . (Escritora)

·         Identificar e descrever a participação de microrganismos na conservação\deterioração de determinados alimentos(carne, leite, iogurte, etc.)com base na leitura de textos ou em análises de resultados de experimentação. . (Escritora)

·         Reconhecer a etiologia e a profilaxia do botulismo a partir da leitura de textos ou ilustração do processo de transmissão. (Escritora)

·         Identificar e descrever as fases principais nos processo de esterilização do leite e as transformações químicas para a obtenção de seus derivados. (Escritora)

·         Ler e interpretar gráficos sobre a ocorrência e a distribuição de acidentes de derramamento de petróleo.( Leitora)

·         Identificar e descrever prejuízos ambientais e para a saúde coletiva causados episódios de derramamento de petróleo a partir da leitura de texto e\ou ilustração. (Leitora)

 

8º ano 1º bimestres

·         Identificar comportamentos diferentes de materiais resultantes da interação entre forças mecânicas e a luz. (Leitora)

·         Reconhecer a natureza corpuscular da matéria, propondo explicação simples. (escritora)

·         Comparar substâncias químicas e misturas de substâncias químicas a partir de medidas de densidade expressas em tabela de dados. (Leitora)

·         Identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas em textos e ilustrações. (Leitora)

·         Descrever transformações químicas que ocorrem no cotidiano. (escritora)

·         Relacionar observações feitas experimentalmente com a descrição das transformações químicas realizadas em indústrias e que ocorrem no cotidiano. (escritora)

·         Reconhecer limitações do modelo de partículas para interpretar diferenças de condutibilidade elétrica. (Leitora)

·         Interpretar texto sobre experimentos histórico. (Leitora)
 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir